Fotografia em Estúdio - Gestantes

Por Marina Markoff


O ensaio em estúdio http://estudiofotografia.blogspot.com/ pode ser realizada por qualquer fotógrafo, mas para atingir resultados com qualidade profissional é necessário amplo conhecimento em fotografia. A seguir descrevo os principais pontos para se atingir o objetivo.

  • Avaliação
  • Iluminação
  • Produção
  • Composição
  • Direção
  • Seleção
  • Edição
  • Tratamento
AVALIAÇÃO



O fotógrafo experiente não inicia o ensaio antes de determinar o objetivo esperado pelo cliente, ou seja, o resultado. Depois disso, são avaliados os pontos fortes e fracos do modelo, perfis preferidos, espontaneidade, expressões.


ILUMINAÇÃO


A iluminação em estúdio é uma arte. Muitos elementos podem ser corrigidos somente com o posicionamento e regulagem das luzes. A iluminação pode emagrecer, engordar, diminuir as olheiras, reduzir cicatrizes, etc. O bom conhecimento técnico de iluminação é fundamental para criação. Luz e sombra dão dramaticidade ou suavidade ao tema, destacam ou escondem as formas de um elemento, dão transparência, solidez, tonalidades.



foto ao lado: observe a luz de contorno no braço da modelo (três exposições diferentes: claro escuro e médio delineam seu corpo). Esse efeito destaca o volume.


PRODUÇÃO




A produção é outro ponto importante que diferencia o fotógrafo. Uma sessão especializada em estúdio provê sempre algumas produções adicionais para complementar a trazidas pelo modelo. Tecidos, fantasias, roupas e acessórios normalmente fazem parte da produção.



foto ao lado: observe o efeito do tule









COMPOSIÇÃO


Na composição o bom gosto do fotógrafo é fundamental. A composição é a união, combinação e equilíbrio dos elementos. Cores de fundo combinando com as roupas, acessórios, iluminação, tema, etc. Nesse quesito, o lado artístico do fotógrafo fala alto.








foto ao lado: observe como o bom gosto pode ser simples. A composição utiliza blusa branca sobre fundo branco








DIREÇÃO


Muitas vezes o modelo não é um profissional e não está acostumado ao ensaio. Cabe então ao fotógrafo descontrair o modelo e criar o astral do ensaio para que se torne prazeroso. Cabe ao fotógrafo entender as limitações e qualidades do modelo e interagir de forma suave para orientar diversas coisas como direção do olhar, posição, postura, expressões. O fotógrafo não deve controlar demais o modelo, pois isso inevitavelmente deixará as fotos frias e sem espontaneidade. Portanto, a relação do fotógrafo e modelo é fundamental.



Observe na foto a criança orientada para apontar o o local do nene


SELEÇÃO DAS FOTOS

A última etapa do trabalho é a seleção, edição e tratamento das fotos. O fotógrafo deve ter crivo para editar as fotos. Inicialmente é realizada uma rigorosa seleção de fotos onde somente as melhores de cada série são escolhidas. Os parâmetros para o descarte das fotos são variados e exigem bastante atenção do fotógrafo. Uma simples expressão inadequada do modelo pode fazer com que a foto seja descartada.

EDIÇÃO DAS FOTOS



Agora é hora dos acertos. Normalmente um ensaio de qualidade não deve ter muitas correções de exposição, cores etc. visto que o fotógrafo teve a oportunidade de regular todas as condições. Entretanto, alguns ajustes finos podem ser bem vindos.

TRATAMENTO DAS FOTOS


O tratamento é fundamental para finalização das fotos. Aqui são corrigidos os elementos que não foi possível corrigir durante o ensaio fotográfico: eliminação de cicatrizes, olheiras, estrias, desfocagem de pele etc.
Acertos de composição ou efeitos especiais podem ser acrescentados nesta etapa, tais como: troca do fundo, troca de cor de uma roupa ou acessório, mudança para P&B, marca d’água, mixagem de imagens, quantidade de pixels, etc...





O bserve os efeitos croqui e sépia

2 comentários:

Unknown disse...

Achei ótimas as informações, bem objetivas e essenciais para fazer um trabalho profissional

patrícia barcelos disse...

Adorei as dicas, obrigada por disponibilizar. Abraços.
Patrícia