Dicas para fotografar crianças



Escolha um Tema
O tema é a alma da foto. Uma foto tecnicamente boa, mas sem um tema bem escolhido poderá não dizer nada assim como linhas bem escritas podem não ter poesia. O tema é o que causa comoção.





Coloque-se ao nível da criança

Em muitas ocasiões, fotografamos as crianças de pé. Essa perspectiva distorcerá as proporções do rosto e do corpo. A criança é muito menor que você, portanto o melhor que se tem a fazer é colocar-se em seu nível, agachando ou até deitado-se, e verá os resultados espectaculares que obtém.







Antecipe-se a ação

Preste atenção no comportamento da criança, poderá prever muitas reações em diferentes situações; assim, procure antecipar-se aos seus movimentos ou gestos e capte esses momentos (um beijo, um chute na bola, uma brincadeira, um sorriso, uma malcriação, um pulo) .




Prefira a espontaneidade

Interfira o mínimo possível na brincadeira da criança. Prefira sempre fotos espontâneas às posadas. A espontaneidade das crianças fará as mais lindas fotos.












ZOOM

Utilize o zoom da sua máquina fotográfica para captar os detalhes como sorrisos, olhares, mãozinhas e pézinhos.



Não abuse da Paciência das crianças

Tire muitas fotografias, mas sem abusar da paciência das crianças. Algumas crianças e irritam com o flash e as sessões demoradas podem cansar a criança, além disso algumas crianças tem vergonha, complexos e forçar a barra não contribui para boas fotografias. Procure ser discreto.

Regulagem da máquina

Preste atenção nas imagens. Se estiverem tremidas, o problema pode ser o tempo de exposição. Nesse caso, tente aumentar a ASA ou utilizar o Flash. Verifique também a cor dos objetos brancos na foto, se estiverem amareladas ou azulados regule o White Balance. Quando estiver fotografando contra a luz (por exemplo uma janela clara atrás do objeto), utilize o flash para não deixar o objeto subesposto. Esteja atento a focagem. Quanto maior a abertura (número f pequeno) mais difícil será o foco. A falta de luz ambiente, falta de elementos com contraste no enquadramento também dificultam a focagem, portanto procure usar aberturas pequenas (número f grande) e se o local estiver mal iluminado ou sem contraste, escolha um
objeto com condições mais favoráveis, posicione a máquina a mesma distância que se pretende fotografar,obtenha o foco e segure o botão até se posicionar novamente e aperte sem soltar o botão.

Um comentário: